Sunday, January 07, 2007

Queimadas

  • As queimadas na Amazônia hoje são monitoradas via satélite, conforme muitos já sabem.
  • Trouxe mais um material sobre as queimadas que é do Terra: Veja aqui.

  • "Emissões de queimadas em ecossistemas da América do Sul


    Saulo R. Freitas; Karla M. Longo; M. A. F. Silva Dias; P. L. Silva Dias


    RESUMO

  • AS QUEIMADAS que ocorrem majoritariamente em áreas tropicais do planeta, são fontes importantes de poluentes para a atmosfera. Na América do Sul, durante os meses de inverno, uma área, principalmente de ecossistemas de cerrado e floresta, da ordem de 40 mil km2 é queimada anualmente. Estas queimadas ocorrem primariamente nas regiões Amazônica e do Brasil Central, porém, através do transporte atmosférico de suas emissões resulta uma distribuição espacial de fumaça sobre uma extensa área, ao redor de 4-5 milhões de km2, em muito superior a área onde estão concentradas as queimadas. Durante a combustão de biomassa são emitidos para a atmosfera gases poluentes e partículas de aerossol que interagem eficientemente com a radiação solar e afetam os processos de microfísica e dinâmica de formação de nuvens e a qualidade do ar. Os efeitos destas emissões excedem, portanto, a escala local e afetam regionalmente a composição e propriedades físicas e químicas da atmosfera na América do Sul e áreas oceânicas vizinhas, com potencial impacto em escala global."

http://www.scielo.br/

Veja texto completo (É um estudo avançado): aqui.

Obs: O cidadão comum e urbano prejudica a natureza de forma injustificada ateando fogo em áreas urbanas como em terrenos baldios, praças e parques. O risco é muito grande devido ao sistema elétrico e os prejuizos atmosféricos e de acidentes são incalculáveis. Assim mesmo entre alguns, sem prever o resultado de modo geral é colocado fogo no lixo doméstico. O fascínio pelo fogo pode levar a incêndios também. Fascinante elemento da natureza, assim como a água, o ar e a terra, o fogo deve ser respeitado em muito. Os fogos também são usados indiscriminadamente causando sérios acidentes urbanos e fumantes distraído devem ter o cuidado de apagar o cigarro ao jogá-lo no chão da rua, quando naturalmente que é sempre melhor apagá-lo num cinzeiro.

Ao contrário do que alguns pensam o ressurgimento do verde após uma queimada não tem o mesmo vigor e força, quando a própria vida que se regenera pode dar esta impressão algumas vezes.

Ajudem a evitar as queimadas!

Este post foi inspirado por textos que o Seu Carneiro, participante da feira do Verde do Bonfim e membro do PANGEA me forneceu hoje para fins de reflexão.