Monday, January 15, 2007

Sócrates e valores

1º Ser
2º Fazer
3º Ter
Nesta ordem necessariamente
Estes valores na sociedade atual parecem que estão em muitos casos invertidos, assim mesmo há quem os valorize.
Alguém que os possuiu? Sócrates.
Sócrates preferiu morrer e com sua morte restaurou a Democracia, provou que estava realmente certo e salvou o seu legado. Não sei se podemos chamar a morte de Sócrates de suicídio, ou pelo menos não é um suicídio comum, quando ele poderia ter escolhido mentir que estava errado, aceitar as acusações que sobre ele pesava quando lhe abrandariam a pena e ele continuaria vivendo para a sua família. Então, precisariamos que ele nascesse novamente ou nascesse outro homem que pregasse suas idéias nuas de floreios e arrebites intelectuais. Mas, Sócrates salvou sua vida morrendo ao escolher uma auto defesa que colocava em claro a hipocrisia daqueles que o acusaram. Ele não predendia ser mais nada além do que era na verdade, um sabio que não se utilizava de ártifício algum para parecer o que não era, reconhecendo-se como "um nada" diante dos deuses, quando a sua missão era teleguiada por um deus grego ao qual ele referenciava e nos dias de hoje poderia ter sido o Deus Único a quem costumamos depositar nossa Fé e nossa Inspiração.
Não sou muito a favor do heroísmo, pois se muitos fossem verdadeiros como Sócrates e tivessem a mesma coragem ninguém precisaria morrer de vez em quando por não aceitar mentiras, corrupções e aparências. Ninguém precisaria de alguma forma morrer, nem que fosse para a sociedade, para a vida e para a realidade se houvessem relações simples e amistosas entre estes animais pensantes.
Com isso que digo, não estou pretendo que ninguém se suicide, pois suicídio pode ser uma espécie de crime espiritual, ou sintoma de doença mental a ser curada, ou desvinculação da sociedade e rompimento com a humanidade, mas pretendo até mesmo demonstrar que não são propriamente os exemplos de pessoas que escolhem morrer como Sócrates que encorajam pessoas a cometerem suicidios, mas é o desamor que percebemos nas pessoas e em nós mesmos, a falta de verdade, a falta de simplicidade e mesmo a falta de ideais quando por ideais muitos já morreram talvez de uma forma que embora sendo uma espécie de "suicídio" não é considerado como tal.
Muitos mentiram para salvarem suas vidas e isso não está errado. Sócrates disse a verdade e salvou seus ensinamentos, sendo que isso também não está errado. Isso faz com que Sócrates não seja tão aclamado como Aristóteles que poderia ser considerado um sujeito mais reacionário e adequado ao mundo de hoje: o mundo do consumo de cujo consumo nos tornamos objetos onde o ter precede o fazer e o ser.
****
Outro assunto:
Nem sei o que pensar do curso em milagres e acho que ele só pode ser usado por mim sem pensar, mesmo porque não acredito que Jesus seja Deus e acredito que Espirito Santo seja um legado da tradição judaica- Origina-se de um pombo que leva as orações até Deus- tradição provavelmente mais popular-mas, me utilizo do Curso em Milagres como um suporte, uma tábua na qual me agarro nas horas em que parece que perco a direção. E vou deixar algo bonito sobre isso aqui.