Thursday, January 04, 2007

A série "Amazônia" na Rede Globo

Está de alto nível a série "Amazônia" apresentada na Rede Globo de Televisão. Ampla pesquisa, cenário para não colocar defeito, músicas das melhores dentro do contexto...Assisti ontem o segundo capítulo. Além de tudo nos ajuda a entender este processo histórico do Brasil que não tivemos a chance de conhecer por inteiro nos livros de História onde no colégio e na faculdade se tem um esboço daquilo que se vai incrementando com o interesse particular, quando ser auto-ditata é uma cisma pessoal e não algo que possa ser obrigatório, quando é pouco incentivado numa sociedade tecnicista ascendente. Mas, este interesse e esta curiosidade pela História do Brasil se deve muito a séries encantadoras como esta, provavelmente. Não sei se vou assistir sempre, mas valeu muito a pena ver este segundo capítulo. E se você que está lendo é estrangeiro, não perca esperanças em ver este programa, pois é produto tipo exportação.

Nada poderia ser mais apropriado para se ver na TV, do que esta série, hoje em dia. Quem fica cansado naquela hora talvez deva gravar para assistir em momento oportuno.

A baquiana nº 5 de Villa Lobos que toca como um dos fundos musicais de "Amazônia, representou para mim o grito da terra pedindo socorro, o grito da natureza, pedindo socorro sem chorar, mas de uma forma muito delicada e persuasiva.

Esta manhã, depois de ter visto a série à noite eu tive um sonho com a música Água Viva do Osvaldo Montenegro. A música estava idêntica na minha cabeça, acho, em algumas partes e vi um rio que percebi com sendo o Rio São Francisco. E no meu sonho a música Água Viva teria sido feita para o Rio São Francisco. Isso me pareceu óbvio, embora não seja lógico. O rio que eu vi era estreito como um corrego e eu o enxergava negro, embora sentisse suas águas límpidas e geladinhas. Foi um sonho muito bom de se ter. O Rio São Francisco está escorrendo dentro de mim, esse querido. E nunca vi este rio pessoalmente.